domingo , 27 maio 2018

Crônica de Domingo – Espelho, espelho meu!

cronica 74Espelho, espelho meu! (Edição Nº 74, de 25-09-2016)
© Adolfo Breder

A semana estava inspiradora. Difícil escolher um tema para o nosso encontro. Fui a Vitória (ES) para uma reunião do Conselho de Usuários da Tim Brasil / ANATEL. A primeira parada foi na UNICEP, em Vila Velha, de onde saiu o multimedalhista paralímpico Daniel Dias. Há décadas a instituição atua na inclusão de pessoas com deficiência visual. Foi ali que nasceu, em 1981, a bola de guizos do Futebol de 5. A invenção não foi patenteada. Poderiam obter recursos para a sua manutenção e ampliação dos serviços a partir daí, pois o invento é utilizado mundialmente, sem o merecido reconhecimento da mídia e dos organizadores dos Jogos. Nossos aplausos! Aqui nossa homenagem!

Depois de algumas tentativas em anos anteriores, conseguimos reunir, à noite, a nossa turma de ex-alunos do Colégio Salesiano de Vitória. A maioria não se via há 40 anos. (Minhas colegas, desculpe minha inconfidência mineira!) Que experiência! Perceber nos amigos a beleza das marcas das suas vivências. Relembrar histórias compartilhadas. Compreender-se a partir da diversidade de impressões deixadas em cada um. (Re)descobrir-se como protagonista em histórias paralelas e feliz nas fotos desbotadas, a todo tempo enviadas pelas mídias sociais por quem estava ausente. Uma deliciosa celebração da amizade.

Não foi um encontro apenas do museu das nossas lembranças. Falamos das atualidades e, afinados como antes, discutimos as brumas da política brasileira, que buscam ofuscar nossa visão, confundir nossos sentidos. Alguns já se aposentando, mas de olhos bem abertos!

Olhos que nos permitem ver além. Eu, por exemplo, sou um mergulhador. Mergulho nas palavras. E sempre, após o refrescante choque prazeroso, descubro mensagens submersas. Deixo para os leitores a oportunidade de incluir seus comentários de toda sorte: Recebi um post há minutos, que falava que a LAVAJATO É SELETIVA. Botei as palavras no meu espelho d’água e olha o que saiu!!!

LAVA = AVAL
TUCANOS = SÓ NA CUT

Comentem, compartilhem, riam, discordem, concordem.
Mas, que a amizade e sua celebração estejam acima de tudo!
Concordam?

Fonte: https://www.facebook.com/AdolfoBreder
Foto: do autor: grafite nas ruas do Rio de Janeiro.