quinta-feira , 17 agosto 2017

Três feiras orgânicas serão inauguradas em Petrópolis

feira organicaIniciativa foi criada a partir das ações do Projeto de Economia Ecológica e Sustentável do Sebrae

O projeto de Economia Ecológica e Sustentável do Sebrae já começou a gerar frutos. No próximo dia 19/8, três feiras orgânicas serão inauguradas nas lojas do Armazém do Grão em Petrópolis (Mosela, Correas e Capela – Bingen), que passa a comercializar produtos que virão diretamente dos produtores da região, proporcionando aos clientes uma opção de alimentação de produtos saudáveis e frescos, sem atravessadores. As feiras estão previstas para acontecer duas vezes na semana, sendo inicialmente às terças e sábados. A iniciativa do Armazém surgiu após uma das ações do projeto do Sebrae, que promoveu o contato direto dos compradores com os produtores rurais e potenciais fornecedores. Este, segundo o analista do Sebrae em Petrópolis, André Santana, é um dos objetivos do Projeto, que ainda tem a intenção de viabilizar novos canais de comercialização para os produtores participantes do Projeto, que já conta com a participação de 20 empreendimentos rurais de Petrópolis, São José e Teresópolis. Alguns desses produtores participarão nos dias 21 e 22 de agosto do Fórum Sebrae na Mesa em Itaipava.
Os empreendimentos interessados em participar do projeto podem procurar o Sebrae. Não precisam necessariamente ser orgânicos, mas os produtores devem desejar melhorar seu processo produtivo para transformar sua produção em ecológica e sustentável. Eles serão visitados pela equipe da instituição e passarão por uma pesquisa inicial, para seja feito um diagnóstico da situação atual do empreendimento. O analista adianta que a expectativa do projeto é promover a melhoria na produtividade e ampliar o mercado para essas empresas. Ao longo do programa, que terá a duração até dezembro de 2018, outras pesquisas serão realizadas para medir o impacto das ações no negócio do produtor. O público-alvo são os pequenos negócios do campo, ou seja, produtores rurais da agricultura familiar e microempresas, além de estabelecimentos do varejo, empresas especializadas em produtos naturais e mercados para estabelecer relações com os produtores rurais, seja na distribuição de produção, seja na comercialização de produtos in natura ou processados.
Várias ações estão previstas, entre elas, desenvolvimento técnico e empresarial, com capacitações e acompanhamento nas áreas de gestão técnica; solução no campo, com realização de oficinas, palestras, cursos e consultorias com objetivo de profissionalizar a gestão dos pequenos negócios rurais e fomentar práticas associativas e fortalecer o produtor; e promoção de acesso a mercado, que fará a aproximação entre produtores e o público em geral. Também serão a realizadas rodadas de negócios entre os produtores e os pequenos empreendimentos comerciais e indústrias de alimentos e bebidas, além do estabelecimento de parcerias e integração com os demais setores com vistas a com vistas ao fortalecimento da cadeia produtiva. Nesta ação está previsto ainda um estudo de mercado para adequação de necessidades específicas, de acordo com o perfil do público-alvo, para acesso a mercados e promoção de comercialização de produtos locais.
Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones (24)2237-0062 (Petrópolis) ou 21-2643-5484 e 2643-4979 (Teresópolis).

@canalpetropolis #canalpetropolis

Banner mega

Gostou do post? Compartilhe: