quinta-feira , 23 novembro 2017

Centro de Cultura abre duas exposições nesta sexta-feira

cf3f3ce6aea101ec614fd031af47ed2e_XL

Últimas exposições do ano trazem artistas que têm ligação com Petrópolis.
Os dois projetos estão sendo realizados com recursos do Fundo Municipal da Cultura.

O Centro de Cultura Raul de Leoni inaugura, nesta sexta-feira (10.11), as últimas duas exposições do ano: a “Arte que sobe e desce a Serra II”, que traz uma coletânea de artistas que estudaram na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro – UFRJ e têm ligação com a cidade de Petrópolis; e a exposição “Profissão Artista”, em sua terceira edição, que reunirá obras de 15 artistas da cidade refletindo a pluralidade do mundo e da profissão de ser artista. As duas serão abertas às 19h, com coquetel de lançamento.

Além dos trabalhos expostos, as exposições ainda contam com vasta programação, como palestras, oficina de videomapping, exibições semanais de videoarte e mesa redonda. Toda a programação acontece no Centro de Cultura Raul de Leoni e é gratuita. Os dois projetos estão sendo realizados com recursos do Fundo Municipal de Cultura destinado ao edital de Projetos Culturais 2017.

“A expectativa é muito boa para essas exposições. São artistas renomados, muito atuantes, que vão chamar a atenção e trazer visitantes”, explica o animador cultural do Centro de Cultura, Paulo Campinho.

“Arte que sobe e desce a Serra II” terá oficina e exibição de videoarte

Artistas que se relacionam com a cidade e que estudaram na Escola de Belas Artes da UFRJ estarão na exposição “Arte que sobe e desce a Serra II”. Serão obras de sete artistas, além de palestra inaugural, oficina de videomapping e exibições semanais de videoarte. A exposição permitirá ao público conhecer um pouco da produção de arte contemporânea através do trabalho de artistas de expressão nacional e internacional e inclui visitas guiadas. Os artistas Carolina Ponte, Martha Werneck, Natalia Kochem, Pedro Varela, Pedro Vizzini, Raquel Vargas e Thiago Rocha Pitta, apresentam suas obras na Galeria Djanira, no Centro de Cultura.

Esta não é a primeira vez que a iniciativa acontece. Em 2005, um grupo de alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ organizou uma exposição com o mesmo nome no intuito de, além de dar o pontapé inicial de suas carreiras, colaborar com a circulação, o acesso e o conhecimento de alunos do interior do estado à Escola de Belas Artes. Hoje, mais de uma década depois, a exposição “Arte que sobe e desce a Serra II” faz um apanhado de várias gerações que passaram tanto pela EBA-UFRJ quanto por Petrópolis, proporcionando um encontro inédito entre artistas das mais variadas expressões com o público. No ano em que a Escola de Belas Artes da UFRJ completa 201 anos de história e resistência no ensino da arte no Brasil, o projeto pretende colaborar no fortalecimento da ligação entre os artistas, a universidade e a cidade, de forma a manter uma relação recíproca de reconhecimento e apoio à cultura.

No sábado, 11 de novembro, o Professor Doutor Pedro Meyer, artista plástico e professor da EBA-UFRJ, apresentará uma palestra especial relacionando sua própria produção artística, a formação pública universitária, a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e as dinâmicas entre centros culturais e periferias. Também integrando as atividades, o Cinearte Vídeo Clube terá exibições semanais com filmes experimentais, videoarte e filmes da seleção da Ocupação Audiovisual do Cinema360°, coordenador do evento.

Ainda dentro da programação, no dia 29 de novembro será oferecida uma oficina de Videomapping com Marcus Freitas, ganhador do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura 2015 na categoria Audiovisual com o projeto “Petrópolis de todos os tempos”. A oficina abordará um panorama geral do que é videomapping, incluindo técnicas, softwares e hardwares, noções de ótica e de projeção.

“Profissão Artista” traz pintura, colagem grafite e muitos outros

A Exposição Profissão Artista estará nas galerias Van Dijk e Espaço Alternativo. Elas recebem trabalhos de Cal Guimarães, Claudio Copello, Cristina Lima, Daniela Vitta, Denise Campinho, Fernanda Lago, Gardenia Lago, Graça Pimentel, Jarbas Paullous, Josana Valle, Rodrigo CB, Paulo Mendes Faria, Pedro Vizzini, Rosa Paranhos e Sonia Xavier.

A curadoria é de Nelson Ricardo e a produção de Diana Iliescu, da Ginja Filmes & Produções. Nelson é também o curador da Exposição Arte que sobe e desce a Serra II.

Profissão Artista é uma exposição que agrega diferentes estilos e técnicas como pintura, colagem, grafite, tecidos, carimbos, objetos e instalações, e trata de auto-retratos, transcendências da forma, memórias de infância, arte ótica, composições e representações de calçadas de Petrópolis, refletindo a pluralidade do mundo e da profissão de ser artista.

No sábado, dia 25 de novembro, às 15 horas, o curador recebe para uma mesa-redonda as convidadas Mirela Luz (Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ) e Isabel Carvalho (Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF). O encontro será na própria Galeria Van Dijk, aberto ao público com entrada livre e gratuita, assim como a visitação.

Serviço:

“Arte que sobe e desce a Serra II”

De 10 de novembro à 04 de dezembro

De segunda a sábado, das 10h às 17h

Visitas guiadas: 18, 24 e 25 de novembro

(Classificação Indicativa Livre)

Palestra com Pedro Meyer: Sábado, 11 de novembro, às 16h. (Classificação Indicativa Livre)

Oficina de Videomapping: Quarta, 29 de novembro, das 18:30h às 21:30h (Classificação Indicativa 16 anos)

Sessões Cinearte Vídeo Clube: 16, 23 e 30 de novembro, das 11h às 18h (Classificação Indicativa 16 anos)

Mais informações:

artesobedesce@gmail.com

www.facebook.com/artequesobeedesceaserra

Programação gratuita

Exposição Profissão Artista

De 10 de novembro à 22 de dezembro de 2017

De segunda a sábado, das 10h às 17h

Visitas guiadas: agendar no email  ginja.pro@gmail.com

(Classificação Indicativa Livre)

Abertura na sexta-feira dia 10 de novembro às 19h.

Mesa-redonda sobre a exposição no sábado dia 25 de novembro às 15h, com o curador Nelson Ricardo e as convidadas Mirela Luz (Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ) e Isabel Carvalho (Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF).

www.facebook.com/expo:profissãoartista

Programação gratuita

Local:

Centro de Cultura Raul de Leoni

Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro

Divulgação: Imprensa-PMP
@canalpetropolis #canalpetropolis

Banner mega

Gostou do post? Compartilhe: