quinta-feira , 23 novembro 2017

Petrópolis Gourmet começa neste sábado

23513379_1442547852510803_2074875319_n

Na 17ª edição, festival gastronômico celebra volta às origens, numa viagem pela história da região Serrana, e revisita a culinária do século XIX.

A partir deste sábado (11/11) Petrópolis estará ainda mais saborosa com o início da 17ª edição do Petrópolis Gourmet, o principal evento de gastronomia da Serra Fluminense. Até o dia 20 de novembro os 45 restaurantes participantes oferecerão menus valorizando produtos que eram consumidos na região ainda durante o século XIX, revisitando pratos que vieram para o Brasil junto com a colonização europeia, numa grande celebração do tema “De Volta às Origens”.

Neste fim de semana, dias 11 e 12, a programação está extensa e já começa com a abertura do Mercado Gourmet, no Shopping Vilarejo, com a participação especial do Festival Agroserra – Da Roça ao Prato. Um grupo de 10 produtores artesanais estará presente no hall central do shopping, levando ao público os sabores e os cheiros da roça. O objetivo é dar visibilidade aos produtores da região, além de resgatar e valorizar a cultura local.

Quem visitar o evento encontrará uma grande variedade de produtos. São doces, queijos, alimentos orgânicos, produtos sem glúten, além de cervejas e cachaças petropolitanas. “O Agroserra está sempre ao lado de quem promove os produtores. Esta é mais uma oportunidade de dar visibilidade ao expositor e para a população conhecer a produção local”, comenta Janice Caetano, Idealizadora do Festival Agroserra.

Além dos produtos em exposição, acontecerão no mesmo shopping oficinas gastronômicas. As aulas-show serão ministradas por chefs estrelados do Rio e de Petrópolis, reconhecidos nacional e internacionalmente, como Danio Braga, Barão Vieira, Ana Salles, Monica Sangali, Ricardo Gonzales e Javy Larroquet.

O destaque deste final de semana vai para uma homenagem ao compositor erudito italiano Gioachino Rossini (1792-1868), que será tema de uma oficina ministrada pelo chef Danio Braga no dia 11 (sábado), às 17h. Mas o que o autor do clássico “Barbeiro de Sevilha” teria a ver com um festival de sabores? É que, além de gênio da música, Rossini, um grande apreciador das trufas, se dedicou à gastronomia durante boa parte da sua vida. Ele criou pratos cultuados até hoje e, ao mesmo tempo, seu nome batizou menus de grandes chefs da época, dos quais ficou amigo. Essa iniciativa surgiu de uma parceria do Petrópolis Gourmet com o Instituto Municipal de Cultura.

Mais informações: petropolisgourmet.com.br

@canalpetropolis #canalpetropolis

Banner mega

Gostou do post? Compartilhe: