segunda-feira , 18 junho 2018

Nova Friburgo completa 200 anos nesta quarta (16)

nova friburgo aéreoShows, atividades culturais, desfile temático e intensa presença do Governo Suíço e de representantes de países colonizadores marcam os festejos ao longo do ano.

O bicentenário de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está deixando a cidade em festa desde o início de 2018 e as comemorações ainda estão longe de terminar. O aniversário é nesta quarta-feira (16) mas a programação segue até o réveillon e conta com shows, atividades culturais, grande desfile temático e a intensa presença do Governo Suíço, além de representantes dos países colonizadores.

O ponto alto da comemoração é em maio. A agenda conta com mais de 40 atrações.

Nesta quarta-feira (16), os DJs Mugabo e Mam agitam o público na Ceasa, que fica na Estrada Friburgo Teresópolis, km 475, no bairro Conquista. Às 22h45 é a vez da dupla Matheus e Kauan se apresentar no mesmo espaço, com abertura dos portões às 18h. Ambas atrações têm entrada gratuita.

Na quinta-feira (17), o show na Ceasa é com a banda Jota Quest. Os portões abrem às 18h e o show começa às 22h45. A entrada é gratuita.

Já na sexta-feira (18), a cantora Claudia Leitte será a atração da noite. O show também será realizado na Ceasa no mesmo horário, 22h45, com a abertura dos portões às 18h. Ainda na sexta-feira, as bandas “Os Fulano” e “Cabruêra” se apresentarão às 20h no Anfiteatro Municipal, que fica na Praça do Suspiro.

No sábado (19), a Ceasa será palco para o cantor Xande de Pilares, às 22h45. A programação do sábado conta também com show gospel às 19h na Praça do Suspiro.

O domingo (20) na Ceasa será voltado para as crianças, com apresentação da peça Frozen às 17h. Os portão serão abertos às 14h.

De junho a dezembro

Em junho, a programação começa com o IX Encontro Nacional de Motociclistas no Amparo, das 14h às 23h. Além de feiras de artesanato e mostras de cinema, as comemorações contam com apresentação de música instrumental com a banda Euterpe Lumiarense. A banda fará apresentações na cidade até o fim do ano.

A programação durante todos os meses contará com atividades que relembrem as culturas dos países que colonizaram Nova Friburgo, como o Dia Nacional da Itália, no dia 2 de junho (sábado), e o Dia Nacional de Portugal, no dia 10 de junho (domingo).

Um evento para acompanhamento do jogo do Brasil contra a Suíça pela Copa do Mundo será realizado no dia 17 de junho (domingo) na Praça do Suspiro.

Já em Julho, feiras de vestuário, atividades de lazer e uma apresentação musical serão realizadas.

Em agosto será celebrado o Agosto Suíço e terá o Festival do Chocolate, além de feira de artesanato, apresentação musical, caminhadas e atividades de lazer.

Setembro começa com apresentação da banda de Lumiar e durante o mês ocorrerá o Festival da Sustentabilidade, o Cineclube Suíço, com mostra de filmes do país europeu, caminhadas e atividades de lazer.

O destaque de outubro vai para o Oktoberfest de Nova Friburgo e também para a Festa do Morango e Chocolate. Tudo vai ocorrer na Praça Dermeval Barbosa entre os dias 10 e 14, das 12h às 21h. O mês ainda terá festivais culturais e a comemoração dos dias nacionais da Espanha, Hungria e Áustria.

Em novembro, os festivais de dança e truta entram na programação. Entre os dias 14 e 17 vários ginásios esportivos receberão os Jogos Universitários Friburguenses (Junfri). No mês também será celebrado o Dia Nacional do Líbano.

No último mês do ano, será realizada a segunda edição do Natal de Todos os Povos que pretende iluminar ainda mais a cidade e exibir apresentações natalinas.

A programação encerra com cinco dias, de 28 de dezembro até 1º de janeiro, com atividades e atrações musicais para friburguenses e turistas que escolherem a Serra para passar o réveillon.

Confira a programação completa, mês a mês, aqui.

Fonte: G1 Região Serrana

@canalpetropolis #canalpetropolis

Banner mega

Gostou do post? Compartilhe: