segunda-feira , 20 agosto 2018

Bauernfest 2018 será expandida para Itaipava

BauernfestJugendbauernfest acontece entre os dias 5 e 8 de julho no Parque Municipal com atrações culturais e comidas típicas

Petrópolis este ano estará “vestida” de Bauernfest também nos distritos. Após o período oficial da festa, o Parque Municipal, em Itaipava, vai receber a Jugendbauernfest, entre os dias 5 e 8 de julho, com atrações musicais, danças folclóricas, comidas típicas, chope e cerveja artesanal. Com a palavra Jugend, que significa juventude em alemão, o objetivo é atrair os mais novos para ajudar a manter a preservação da tradição germânica na cidade. A chegada do evento à Itaipava também vem ao encontro do antigo pedido de comerciantes e moradores da região para a expansão da festa para os distritos.

A Bauernfest é a principal festa do nosso calendário de eventos. Ela movimenta a cidade, aquece a nossa economia. No ano passado, já havíamos estendido a festa, mas agora estamos lançando um desafio ainda maior, de descentralizar o evento e levar um pedacinho para Itaipava. Esse é um pleito antigo da região e estamos conseguindo dar atenção especial para o distrito.

Na programação da Jugendbauernfest, assim como a Bauernfest, o foco será a tradição germânica, presente até hoje na vida dos petropolitanos, como nas comidas, nas danças, na música, nomes, construções. Haverá decoração temática, apresentações com grupos de dança germânica, bandas, e DJs animando o público nos intervalos das atrações. Além disso, caso a seleção brasileira de futebol tenha alguma partida na Copa do Mundo durante o período do evento, também haverá transmissão dos jogos. A entrada será gratuita.

Esta é a 29ª edição da Bauernfest, que acontece entre os dias 22 de junho e 1º de julho no Palácio de Cristal e arredores. No ano passado, foram 200 apresentações envolvendo cerca de 1.000 artistas de grupos folclóricos, bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais e todos que garantiram a diversão nos palcos da Festa do Colono Alemão. Agora, a prefeitura quer levar um pedaço dessa festa para os distritos.

“A cultura germânica está em todos os cantos da nossa cidade, já estava na hora de levarmos a festa para outro bairro. O Palácio de Cristal continua sendo o centro do evento, mas este ano Itaipava também ganha atrações culturais inspiradas na tradição germânica para completar as homenagens aos colonos. Serão quatro dias de festa, no fim de semana seguinte ao encerramento da programação no Centro Histórico”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Em 2017, o evento reuniu 320 mil pessoas, o que movimentou R$ 40 milhões na economia de Petrópolis. A rede hoteleira também comemorou a ocupação de 98,3% no último fim de semana do evento no Centro e arredores e 83,4% nos distritos. Este ano, a ideia é fazer com que o turista permaneça ainda mais tempo na cidade após o período oficial do evento e aqueça a economia nos distritos.

Divulgação: PMP

@canalpetropolis #canalpetropolis

Banner mega

Gostou do post? Compartilhe: