fbpx
domingo , 9 dezembro 2018

Procon Petrópolis realiza “Operação Cupido” que fiscalizou perfumarias e lojas de chocolate

fiscalização Proncon operação cupidoProcon Petrópolis também realizou orientação sobre as relações de consumo neste Dia dos Namorados

O Procon Petrópolis esteve nesta terça-feira (12.06), Dia dos Namorados, realizando uma ação de fiscalização educativa em perfumarias e lojas de chocolates, com o apoio da Vigilância Sanitária. A equipe passou por nove locais. A atividade faz parte da Operação Cupido que também contou com uma ação itinerante na Praça Alcindo Sodré, levando à população informações sobre as compras de presentes e utilização de serviços nesta data. Cinquenta pessoas receberam esclarecimentos sobre as relações de consumo.

Desde a semana passada, o órgão de defesa do consumidor empreendeu uma série de incursões à estabelecimentos cujo a visitação aumenta para comemoração do Dia dos Namorados: foram cinco restaurantes, dois hotéis, três motéis, 12 floriculturas, além de cinco lojas de chocolate e quatro perfumarias. A ação teve como objetivo orientar sobre as normas que tais estabelecimentos devem seguir ao oferecer produtos e serviços aos clientes com foco no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e Sanitárias.

“Nossa intenção é preservar o consumidor para evitar qualquer possível problema. O Procon tem a vertente de agir no foco do problema, antes que ele sequer apareça. E acreditamos que a correta orientação e educação é o caminho para isso. Essa já é a segunda ação do tipo. Na primeira, no Dia das Mães, conseguimos zerar qualquer reclamação ligada ao assunto no Procon e esperamos ter resultado igual neste Dia dos Namorados”, destaca o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.

À tarde, a equipe do órgão de defesa do consumidor atendeu a 150 pessoas, entre o público que foi esclarecer dúvida com relação às compras para o Dia dos Namorados e a população que aproveitou a atividade itinerante, no meio da praça Alcindo Sodré, para tirar dúvidas referentes a outros assuntos. Uma dessas pessoas foi a comerciante Ana Amélia Sobral, de 31 anos. Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer uma cobrança no cartão de crédito.

“Tenho acompanhado a atuação do Procon e aproveitei que estava passando aqui para tirar uma dúvida sobre o cartão de crédito. Fui bem orientada e agora vou ao órgão para que possamos contatar a operadora para que façam as devidas correções. Ainda aproveitei para pegar essas informações sobre o Dia dos Namorados. É sempre bom ficar atenta aos nossos direitos”, comentou Ana Amélia.

Durante a ação, o órgão distribuiu um informativo com dicas para os consumidores para o Dia dos Namorados:

Restaurantes e bares – O Procon orienta aqueles que vão sair para jantar, que façam reservas antecipadamente no local escolhido, uma vez que os restaurantes costumam lotar nesta data. Vale lembrar que os consumidores têm o direito de visitar a cozinha e o restaurante deve informar, por meio de cartazes, se aceita cartão de débito/crédito e quais as bandeiras, antes do consumidor fazer o pedido. A informação referente à taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, inclusive, discriminado o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional. Quanto à cobrança de couvert artístico, há permissão para praticá-la quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja a informação prévia. O horário de início do show também deve ser informado. A cobrança de consumação mínima é ilegal, não podendo ser efetuada. Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, é proibido ao fornecedor impor limites quantitativos de consumo aos clientes. Outra cobrança considerada abusiva é a multa pela perda da comanda.

Hotéis e Motéis – Ambos têm a obrigação de prestar esclarecimento quanto à informação de preços praticados. Assim, é importante conferir as possibilidades de acomodação, os respectivos preços, as formas de pagamento e quantas horas compreendem a diária ou o pernoite. Os preços dos itens do frigobar devem ser informados previamente e por escrito. Em geral, motéis e hotéis lançam promoções para essa data, portando, convém comparar as vantagens oferecidas e, claro, fazer reserva.

Flores – A procura por flores aumenta perto do “Dia dos Namorados”, e isso acaba contribuindo para a elevação dos preços. Assim, é recomendável a pesquisa de preços, tipos de flores e arranjos antes de escolher, pois dependendo do material utilizado o preço poderá sofrer alterações consideráveis.

Perfumes e cosméticos – O consumidor deve sempre verificar a rotulagem, data de validade, composição (caso a pessoa presenteada apresente quadro alérgico), cuidados no manuseio e armazenamento e nome, endereço e CNPJ do fabricante/importador. Para cosméticos é preciso verificar se há o número do registro do Ministério da Saúde. Produtos importados devem trazer estas informações traduzidas para o português.

Quem quiser tirar alguma dúvida ou denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

Divulgação: PMP
@canalpetropolis #canalpetropolis

Banner mega

Gostou do post? Compartilhe: