quinta-feira , 16 agosto 2018

Circuito Imperial de Bandas começa neste sábado com a Wolney Aguiar

banda wolney aguiarAté novembro, 11 bandas da Apeban vão se apresentar em espaços públicos

A edição deste ano do Circuito Imperial de Bandas Marciais começa neste sábado (04.08), com apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar, às 16h, na Praça Dom Pedro. Sediada no Colégio Estadual D. Pedro II e formada por estudantes, a banda é um das mais antigas da cidade – foi fundada em 1957. O grupo será responsável por abrir o segundo ano de Circuito, que foi sucesso em 2017. Até novembro, 11 bandas da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban) vão se apresentar em espaços públicos, sempre nos fins de semana.

As apresentações acontecem em locais como a Praça da Inconfidência, escadaria dos Correios e Praça da Liberdade, no Centro Histórico. Em outubro, o CEU da Posse ainda vai contar com um mini festival, com a participação de três grupos. A ideia é proporcionar uma programação musical permanente, gratuita, e que valorize a cultura local e os espaços públicos de Petrópolis. O segmento, que é uma tradição no município, é importante para a formação de novos músicos e para a memória cultural da cidade.

“É muito importante a continuidade dos projetos, como esse. Estamos muito felizes de abrir mais uma temporada do Circuito Imperial de Bandas e vamos começar essa edição com o pé direito, com uma das bandas que viraram patrimônio da cidade”, frisa Leonardo Randolfo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, responsável pelo Circuito.

Embora o repertório abranja clássicos, música popular e marchas militares, a Banda Marcial Wolney Aguiar adotou para si a característica escocesa, que pode ser percebida nos trajes dos componentes. Com mais de duas mil apresentações, o grupo já percorreu todos os estados brasileiros, passando por suas principais cidades. Entre os pontos fortes da banda estão os homens de kilt e suas gaitas. A banda é uma das principais representantes do segmento, que está por todos os cantos do município.

Neste segundo semestre, serão três apresentações em agosto e três em setembro. Já em outubro, haverá a apresentação de três bandas juntas, no CEU da Posse. E em novembro, haverá apresentações nos dois primeiros sábados do mês, antecedendo o Natal Imperial, que começa no dia 14 e deverá contar também com o segmento na programação.

Confira a programação do mês:

Agosto

Dia 04 (sábado) – 16h – Praça Dom Pedro – Banda Marcial Wolney Aguiar

Dia 11 (sábado) – 16h – Praça da Inconfidência – Banda Marcial Johann Noel

Dia 25 (sábado) – 16h – Escadaria dos Correios – Banda Marcial Frei Aniceto

Divulgação: PMP

@canalpetropolis #canalpetropolis

HIPER CANAIS BANNER 728

Gostou do post? Compartilhe: