segunda-feira , 24 setembro 2018

Campanha de Vacinação contra Sarampo e Polio é prorrogada até o dia 22 de setembro

e575a642f05091405eb45b95089b31c2_XL

Sábado vai ser o Dia D de imunização. Centro de Saúde terá programação especial.

A Secretaria de Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite até o próximo dia 22. A medida segue a orientação da Secretaria de Estado de Saúde, que deu início à campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”. A campanha tem o objetivo de reforçar a necessidade da vacinação durante a infância e prorrogar a imunização contra as duas doenças em todo o estado.

Esta é mais uma oportunidade para quem não levou os filhos para vacinar procurar uma das salas de vacinação. São 15 os postos aplicando as doses no município durante a campanha.

Após pouco mais de um mês de Campanha, Petrópolis registra 77% de cobertura vacinal do público alvo tanto contra a poliomielite quanto contra o sarampo. Foram aplicadas, até agora, 11.052 doses de vacina contra pólio e 10.939 da triviral, que previne, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. A expectativa da Secretaria de Saúde é de vacinar 14 mil crianças até o fim a Campanha Nacional. Todas as crianças de um a cinco anos incompletos devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.

No próximo sábado (15), vai acontecer o Dia D de vacinação. Nove postos de saúde estarão funcionando e atendendo a população das 8 às 17h. Serão eles: Centro de Saúde Coletiva, unidades básicas de Saúde da Mosela, Quitandinha, Retiro e Itaipava e os postos do Itamarati, Alto da Serra, Pedro do Rio e Posse.

“Pela imunização de rotina, a vacina triviral deve ter primeira dose aplicada quando completado um ano de vida, com reforço com um ano e três meses. Quem não está no público alvo da campanha e já tem doses de acordo com o calendário de vacinas não precisa ser vacinado novamente”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger. A aplicação da triviral fechou o ano passado com 73% de cobertura e contra a poliomielite com 71%.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990. No entanto, apesar da erradicação ter sido feita há 28 anos, o país mantém a vacina no calendário nacional. Quanto ao sarampo, há 26 anos Petrópolis não registra casos da doença. Este ano, 18 casos foram confirmados no estado, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói.

Centro de Saúde terá programação especial no Dia D

Referência do município na aplicação de vacinas, o Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira não poderia ficar de fora do Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, no próximo sábado (15.09). A unidade vai contar com uma equipe do Doutores de Esperança, um grupo de voluntários que se vestem de palhaço para levar animação ao local.

“O grupo foi criado há cinco anos em Volta Redonda e visa levar alegria a quem passa por momentos de tristeza ou apreensão. A vacinação é um momento em que as crianças ficam muito tensas, com medo, e isso é, inclusive, passado para os pais. Queremos transformar estes momentos em momentos de alegria. Nosso sentimento com isso é um só: gratidão”, explicou o coordenador do grupo, Ricardo Beck.

O Doutores de Esperança vai levar ao Centro de Saúde a Bobolância, um veículo adaptado e caracterizado com enfeites de palhaço. O grupo vai apresentar, também, uma simulação de vacinação, com os voluntários fazendo uma apresentação bem-humorada da imunização. A visita vai acontecer das 10 às 12h.

Confira a lista com as 15 salas que participam da Campanha de segunda a sexta-feira:

PSF Alto da Serra

PSF Posse

PSF São Sebastião

UBS Alto Independência

UBS Morin

UBS Mosela

UBS Itaipava

UBS Pedro do Rio

UBS Quitandinha

UBS Retiro

Centro de Saúde Coletiva

Centro de Saúde no Itamarati

Ambulatório Escola

Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp)

Hospital Alcides Carneiro (HAC)

Divulgação: Imprensa-PMP
@canalpetropolis #canalpetropolis

HIPER CANAIS BANNER 728

Gostou do post? Compartilhe: