segunda-feira , 24 setembro 2018

Estácio promoverá semana com ações sustentáveis e de responsabilidade social em todo o Brasil

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade SocialMais de 80 unidades da instituição participarão do evento oferecendo ações culturais, palestras, oficinas sobre consumo consciente, além de diversos atendimentos nas áreas de saúde, direito, entre outros.

De 17 a 22 de setembro, a Estácio – um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil e que atua no mercado há 48 anos – realizará a 6ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, com centenas de atividades gratuitas para a população dos 23 estados em que atua, incluindo também o Distrito Federal. Este grande evento contará com a participação de mais de 80 campi da instituição, cujas unidades promoverão, gratuitamente, diversas ações, como palestras, oficinas, atrações culturais e mesas redondas com especialistas em sustentabilidade de empresas parceiras. Os alunos e professores da Estácio dos cursos de Direito, Medicina, Psicologia e Pedagogia também prestarão diversos serviços gratuitos ao público, como consultoria jurídica, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e muito mais.

“A missão da Estácio ´Educar para Transformar´ será posta em prática durante a 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, pois mobilizará alunos, colaboradores, docentes e as comunidades que ficam nos entornos das nossas unidades em todo o país”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.

A 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social terá como tema central “o consumo consciente de plástico” e seu objetivo é estimular uma atitude mais crítica e responsável em relação ao consumo deste produto. Segundo a ONG Mares Limpos, desde 1950, produzimos mais de 8 bilhões de toneladas de plástico virgem e 80% disso foi descartado. Ainda de acordo com a organização social, até 2050, teremos mais plásticos do que peixes no mar. Após a realização da 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as unidades participantes receberão o Selo de Instituição Socialmente Responsável.

O evento acontece em paralelo à 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que tem como meta fazer com que as instituições de Ensino Superior (IES) promovam ações socialmente responsáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população durante todo o ano.

CONFIRA, ABAIXO, AS INICIATIVAS DAS UNIDADES DA ESTÁCIO DA REGIÃO SERRANA

Unidade Estácio Petrópolis
17 de setembro – às 18h30 – Palestra: O impacto do plástico no nosso cotidiano – Reflexão do consumo de plástico
17 de setembro – às 14h – Oficina Terrário com materiais recicláveis – será ministrado uma oficina, como podemos reciclar e reutilizar
17 de setembro – às 15h30 – Oficina terrário com garrafa PET
18 de setembro – às 17h – Oficina de reciclagem
19 de setembro – às 17h – Exposição externa de fotografia: O consumo de plástico na cidade / Será exposto o trabalho de pesquisa dos alunos do curso de Ciências Biológicas, o consumo de plástico na cidade.
19 de setembro – às 18h30 – Palestra: Arcoflex sacolas biodegradáveis
20 de setembro – às 18h – Doações de mudas de árvores
21 de setembro – às 18h – Exposição externa de fotografia na natureza – Reflexão crítica do que estamos fazendo com o nosso planeta.

Unidade Estácio Teresópolis
17 a 20 de setembro – a partir das 8h – Campanha de doação de brinquedos, os itens serão doados à brinquedoteca de uma escola pública da região
19 de setembro – das 19h às 22h – Noite da Sustentabilidade para os moradores de Teresópolis – Palestras e apresentações sobre temas ligados ao Meio Ambiente
21 de setembro – das 10h às 12h – Nossos rios e mares merecem carinho! – Campanha contra à poluição das águas, voltada em especial para educação das crianças visando promover a mitigação do uso e a adequação dos descartes de sacos plásticos que são jogados nos rios e chegam ao mar.
22 de setembro – das 9h às 11h – Trilha do Bem – trilha ecológica-cultural, com a finalidade de contar aos participantes um pouco da história do município visando criar amor e pertencimento pelo local, com intuito de promover cuidados futuros. Durante a trilha haverá coleta lixo do local e seção fotográfica.

Unidade Estácio Nova Friburgo
17 de setembro – das 19h às 20h30 – Palestra Educação, treinamento, coleta e direcionamento de Resíduos Sólidos
18 de setembro – das 20h30 às 22h – Palestra sobre Conservação de uso Sustentável – Caso da APA Estadual Macaé de Cima
19 de setembro – das 19h às 20h30 – Palestra Sustentabilidade de verdade, chega greenwashing / Empresa: Instituto Pindorama
19 de setembro – das 20h30 às 22h – Palestra Soluções sustentáveis para o resíduo sólido plástico / Empresa: Instituto Politécnico UERJ – Doutora Ana Cristina Fontes Moreira
20 de setembro – das 19h às 20h30 – Palestra Risco Remanescente em Nova Friburgo e Estudos Geológicos/Geotécnicos preliminares de precisão
20 de setembro – das 15h às 16h – Palestra Plástico – Consumo, descarte e recilagem
21 de setembro – das 18h às 19h – Palestra Permacultura na Prática
21 de setembro – das 19h às 20h30 – Palestra Agro é POP?

Unidade Estácio Resende
17 de setembro – das 19h às 20h40 – Palestra sobre lixo sustentável

@canalpetropolis #canalpetropolis

HIPER CANAIS BANNER 728

Gostou do post? Compartilhe: