fbpx
domingo , 9 dezembro 2018

6ª Festa da Cultura Afro Brasileira começa neste sábado

6e14afec1e77a08e5dedfbdcaf699dc8_XLA celebração do Dia da Consciência Negra está com programação ampla no município

Petrópolis está recheada de atrações durante o feriado prolongado do mês de novembro. O Palácio de Cristal será palco da 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira, que começa no sábado (17.11) e vai até terça-feira (20.11), dia que é celebrado a Consciência Negra em todo Estado do Rio de Janeiro. Serão quatro dias com uma programação ampla e temática valorizando a cultura afro, das 10h às 22h. O evento faz parte do calendário oficial do município e é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) com o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes e TurisPetro.

A abertura solene do evento que celebra Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares, está marcada para às 17h, em seguida o espetáculo teatral “A escrava Isaura” e fechando o dia com apresentação do “Samba Amigo”. As festividades começam, no entanto, mais cedo, às 10h. Entre as atrações estão exposições de artesanatos, roda de conversa, apresentações teatrais e musicais, oficina, desfiles, roda de capoeira, batalha de rap e passinho, entregas de moções, coral, bloco carnavalesco entre outros.

“O Compir quer celebrar a semana da Consciência Negra com o evento destacando a diversidade da cultura afro brasileira. Teremos a Roda de Conversa, um espaço especialmente dedicado ao debate que promovam a promoção da igualdade racial. O dia 20 está com programação ampla e com a participação dos movimentos negros do município”, destacou a presidente do Compir, Edna Queiroga

No domingo (18.11) os petropolitanos e turistas poderão participar das rodas de conversas com temas: “Importância das Culturas Afro Brasileiras de Cabo Verde e Moçambique e “Kwanza, Congresso Pan Africano e Movimento Equilibrador”. No início da tarde, a festa conta com oficinas de abayomi, dança do ventre, desfile e às 20h, participação especial do cantor Gabriel Silva com um grande show musical.

Já na segunda-feira (19.11) a programação da festa começa animada com aula de zumba e oficina de Macramê. No período da tarde, a roda de conversa reúne as pessoas abordando o tema “Papo Afro”. Logo em seguida, apresentação de dança do ventre, Contação de história e ainda apresentação do Duo Dandara e Tainara Galdino. Fechado a programação do dia, o grupo Magia encerra a noite com muito samba.

O último dia do evento – dia em que se celebra o símbolo da resistência, Dia da Consciência Negra (20.11), além de toda a programação durante todo o dia, às 15h acontece a celebração ao Busto de Zumbi dos Palmares, na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Liberdade. Às 19h o bloco carnavalesco Guerreiros da Vinte se apresentam no Palácio de Cristal e encerrando com chave ouro toda a programação, às 20h participação do André Campanha.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 17.11.2018

10h- Abertura Exposição de Artesanatos / Abertura Exposição de Trabalhos Manuais

10h15 – Roda de Conversa “Economia Solidária – A cor do Trabalho”

17h – Abertura Oficial

18h – Espetáculo Teatral “A Escrava Isaura”

20h – Apresentação “Samba do Amigo”

DOMINGO – 18.11.2018

11h – Roda de Conversa “Importância das Culturas Afro brasileira, de Cabo Verde e de Moçambique”

14h – Roda de Conversa “Kwanza, Congresso Pan Africano e Movimento Equilibrador”

15h – Oficina Abayomi

16h – Apresentação Dança do Ventre

17h – Entrega de Moções Congratulatórias do COMPIR

19h – Desfile Beleza Negra – Agência Brsete

20h – Apresentação “Gabriel Silva”

22h – Encerramento

SEGUNDA FEIRA – 19.11.2018

10h – Aulão de Dança Zumba

11h – Oficina Macramê

15h – Roda de Conversa “Papo Afro”

16h – Apresentação Dança do Ventre

17h – Contação de Histórias “Projeto Oorum Maiê”

17h30 – Apresentação Duo Dandara e Tainara Galdino

20h – Apresentação “Magia”

22h – Encerramento

TERÇA FEIRA – 20.11.2018

10h – Roda de Conversa “Matriz Africana”

11h – Oficina de Atabaques

12h – Apresentação de Atabaques

14h – Oficina de Turbante / Roda de Samba / Batalha de Rap / Apresentação Dança de Rua / Batalha de Passinho / Roda de Conversa “Cultura Afro brasileira” / Roda de Capoeira

15h – Celebração ao Busto de Zumbi dos Palmares – Praça Rui Barbosa

16h – Plantio de Camélias – Petrópolis da Paz

16h – Roda de Conversa “Reflexão Resistência da População Negra” – MNU

17h – Performance “Projeto Axé”

17h30 – Performance “Contos Africanos”

18h – Apresentação Coral Municipal de Petrópolis

19h – Bloco Carnavalesco Guerreiros da Vinte

20h – Apresentação “André Campanha”

22h – Encerramento

Fonte: PMP

@canalpetropolis #canalpetropolis

HIPER CANAIS BANNER 728

Gostou do post? Compartilhe: