fbpx
sexta-feira , 16 novembro 2018

Exposição do Design Petrópolis vai até dia 10 de novembro

design petrA 4ª edição do Design Petrópolis reúne peças de moda e design no Espaço Cultural Inter TV. A mostra expõe cerca de 50 peças e vai ficar aberta ao público até o dia 10 de novembro.

Além disso, também haverá palestras no Museu Imperial e workshops no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em Petrópolis. Veja a programação do evento.

Um dos destaques desta edição, segundo o idealizador do evento, Freddy Van Camp, é a parceria com o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinhos do Estado do Rio de Janeiro (Sindtecidos), que levou para a mostra peças e inovações do mundo da moda.

Este é o caso da designer de moda, Denise Faertes, que expõe uma coleção religiosa, explorando temas como a espiritualidade e a fé.

São três manequins com produções que foram inspiradas em uma pesquisa feita pela designer no Museu Nacional de Arte da Catalunha, na Espanha, e em livros sobre arte sacra medieval e bizantina.

Os manequins usam acessórios, como cruzes e anjos e as roupas expõem ainda o trabalho de pintura à mão livre feito por Denise.

Já a expositora Cristina Aché desenvolve um trabalho por meio de uma técnica japonesa chamada Shibori, que é o tingimento manual que produz padrões no tecido.

Cristina é atriz e contou que teve o primeiro contato com a técnica em 2013, na França, quando foi fazer um curso de teatro. Inicialmente, ela fazia lenços com diversas texturas, mas agora também utiliza a técnica em objetos de decoração e roupas, como vestidos e blusas.

De acordo com ela, os tecidos são elaborados com recursos de reservas, ligaduras e banhos artesanais. “Amarrações, torções, prensagens com chapas e bordados são utilizados de forma isolada ou combinada, tornando a técnica rica e de infinitas possibilidades”, afirmou.

Segundo o idealizador do evento, Freddy Van Camp, a ideia do Petrópolis Design é mostrar a presença dos setores de design e moda na cidade que contribuem ativamente para o desenvolvimento da economia.

“Partimos do princípio que há designers profissionais estabelecidos na cidade e que há empresas que investem e se utilizam do design como elemento de valor agregado à sua produção. Queremos mostrar essas peças a um público maior, valorizando seu uso como diferencial, perfilando melhor a cidade como produtora de cultura material de qualidade”, disse Van Camp.

Serviço:
Design Petrópolis
Data: 2 a 10 de dezembro
Horário de visitação:
Local: Espaço Cultural Inter TV
Endereço: Rua da Imperatriz, nº 327, Centro de Petrópolis
Entrada gratuita

Fonte: G1
@canalpetropolis #canalpetropolis

HIPER CANAIS BANNER 728

Gostou do post? Compartilhe: